Global Escravização?!

Outro dia publiquei no Twitter,como questionava o fato dos avanços tecnológicos  terem nos tornado,não globalizados,mas sim escravizados…Depois de 2 semanas no exílio tecnológico e da falta de comunicação

virtual,afirmo categoricamente,que de fato,estamos escravizados…Sou prova disso…

Nessas duas semanas me sentia estranha,”errada”…E olha que eu ainda tinha meu celular para me manter um pouco “viva” através do twitter.

Foi aí que parei pra prestar atenção em como mudamos drásticamente de comportamento nesses últimos tempos.E me questiono até que ponto essas mudanças são

favoráveis,saudáveis e enriquecedoras para as relações interpessoais…

Nos dias de hoje,um casal quando sai pra jantar,já não mais conversa,se namoram,ou trocam carícias.E se o fazem,é por um momento mais breve.Pois os emails,twittes,faces…e todo tipo de entretenimento virtual,está

ali,ferozmente os chamando ao alcance da tela do celular…(e imagina se fosse pra comentar quando nem celular havia,e só ligávamos da rua pelo bom,velho e conhecido orelhão!!!)

Um final de semana romântico,de “descanso”,e “relaxamento”,é previamente determinado pela necesária presença do wi-fi no quarto do hotel.Sem o qual,a maioria,não confirma a reserva!

Quantas coisas não mais curtimos,apreciamos….

Ficar sem internet é uma tormenta…Ficar sem celular é mais que uma tragédia nos dias de hoje…Me assusta um pouco essa valorização a uma coisa tão impessoal,

a ponto de tirar nosso bem estar por algo que deveria ser tão pequeno perante tantas outras tragédias de verdade. E  mais ainda,perante tanta beleza e momentos especiais,que por vezes

não damos o valor,devido a essa  neurótica e frenética necessidade escravizadora da comunicação e da informação instantânea…

O jornal ,não importa seu título,sempre nos trará,nos dias de hoje,não notícias de ontem,mas sim,notícias de outrora…

Quanto mais globalizados,informados e “antenados” estamos,mais queremos estar.É o maior vício,e escravidão dos tempos atuais,e creio eu,o único,publicamente incentivado,que ganhou a simpática

e moderna denominação de: Globalização!!!! E se você possui algum outro vício,tenho certeza que tem forças para se curar,agora desse…..

Para o bem ou para o mau,não vejo meios de haver uma mudança,um retrocesso,ou uma adaptação…A Globalização existe faz tempo,é de fato necessária e benéfica.Nós é que temos

que encontar um meio termo saudável para ela.Ou poderemos em breve,ficar nós mesmos,ultrapassados e obsoletos!!!

Mais uma vez,esse debate pode ir longe,por hora vou começar a minha tentativa de encontrar meu meio termo.Colocar tudo na balança,e me observar,e “policiar” melhor.

Não posso viver para as mídias…Elas que devem viver para nós.Essa é minha forma de começar meu tratamento.E você, acha que vale a pena tentar?!

Seja como for,bom tratatamento a todos!!!!

12 Respostas to “Global Escravização?!”

  1. Eu admito… sou completamente viciada em internet.
    Acho que tem o seu lado bom, inclusive nas relações pessoais…
    Eu tenho uma vida completamente maluca, então é um meio de me sentir próxima das pessoas que amo, me manter informada.
    Mas concordo que exageramos e que tudo tem limite.
    Está fazendo exatamente 1 ano das minhas últimas mini férias.
    Passei 4 dias maravilhosos ao lado do meu amor no meio do mato, sem internet, jornal, TV… foi lá inclusive que tomamos aquelas decisões radicais em relação a nossa alimentação… Foi delicioso, não vejo a hora de repetir!!!
    Bjooo

  2. Queridinha,eu não vivo sem a net,já ultrapassei o limite do vicio,rsrsrsrs

  3. Nem pensar!!!! aguentei 3 dias!!! não mais!!!! é uma pena !!! masssss!!!

  4. Carla Says:

    Adorei a seleção de fotos. Ilustrou muito bem o texto. O contraste permanente entre novo e velho – seja na arquitetura tradicional mesclada com a jovem, seja com a moderníssima vestida no mais tradicional jeito espanhol. Brilhante.

  5. Estar imerso em uma rede trascendental que me conecta ao resto do mundo em um piscar de cílios não é o que mais me assusta. O que me dá medo sim, é não saber como será daqui 5 anos, se hoje sinto mais falta de meu celular que de dinheiro no bolso.

    Super reflexão. Ótima!

    Beijão!

  6. Rê Araujo Says:

    O fato é que hoje já não me lembro mais de como vivia há anos atrás, sem internet móvel, banda larga, twitter. Estou praticamente 24hs do dia conectada e todas as tentativas de redução nesse ritmo são inúteis. Vício total!

  7. Adriana Tavares Says:

    É fato, infelizmente!! As pessoas estão deixando de serem humanas e se tornando robotizadas. Perdeu-se a essência do ser humano, olho no olho, o toque, troca de cartas… alguém ainda usa o correio para enviar uma carta??? Paremos e pensemos… isso precisa mudar!

    Aliás, aproveitando a deixa, Flávia, entre em contato com a Ana Cristina.

  8. Tiago Biar Says:

    Realmente as coisas andam numa velocidade tal, que não paramos nem 1 min se quer, pra ver o que esta acontecendo em nossa volta… dizemos que as crianças de hoje não são como as de antigamente, não brincam mais com brincadeiras saudáveis… e esquecemos de ver que os adultos de hoje tb estão muito diferentes dos de antes… com muito relacionamento virtual e pouco interpessoal.
    Não deixe que sua vida seja controlada e “roubada” pela tecnologia, que está aí pra nos auxiliar e não para ser prioridade nas nossas vidas…
    VIVA MAIS, CURTA A NATUREZA, OS AMIGOS, A FAMÍLIA… E SURPREENDA-SE!
    Bjão.

Deixe um comentário